08 de março de 2019

08 de março de 2019

Todo o dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher designado pela ONU no ano de 1975, que teve como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu entre o final do século XIX e início do século XX, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito a voto. A primeira comemoração do Dia Internacional da Mulher ocorreu em 28 de fevereiro de 1909 nos EUA.

Em 1910, durante a 2a. Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhaga, foi proposto a celebração anual das lutas pelos direitos femininos no trabalho.

Já em 1917, houve forte manifestação das trabalhadoras russas por melhores condições de vida e trabalho, e, contra a entrada daquele país na 1a. Guerra Mundial. Naquela época, a data 8 de março de 1917 ficou marcada pela principal manifestação frente a uma repressão brutal, que foi um dos estopins para a Revolução Russa de 1917.