11 de agosto de 2019 - Dia dos Pais

11 de agosto de 2019 - Dia dos Pais

A célebre frase "Não basta ser Pai, tem que participar", veiculada em uma das campanhas publicitárias de Duda Mendoça, em 1984, para a Gelol, fez muito mais que tornar aquele comercial um dos mais premiados e lembrados pelo público e pesquisadores de comunicação, mas também colocou mais fogo no pavio da mudança cultural do papel paterno na sociedade brasileira.

Naquela época, respeitada as exceções, a figura do pai era a de provedor e de quem detinha a autoridade doméstica. Sem espaço na cultura, a sociedade impunha ao homem que trocar fraldas, ir a reuniões escolares, dar remédios, demonstrar afeto e outras tantas preocupações e sentimentos eram atribuições basicamente femininas. Ali então, naquele ano de 1984, muitos homens adultos e jovens começaram a entender que Participar da vida do filho(a) poderia ser gratificante e não comprometeria a sua figura paterna.

Alinhado a mudança de comportamento feminino, os homens pouco a pouco iniciaram a libertação do peso de provedores do lar e se jogaram na busca de uma relação mais fraterna e participativa com os filhos. Hoje já navegam pelas reuniões escolares, brincam nos parquinhos, embalam bebês, trocam fraldas, cozinham, servem à mesa, cuidam dos serviços domésticos e também demonstram afetos.

O IPAC parabeniza a você PAI por este dia tão especial.

Um Feliz dia dos Pais!